6 Dicas para quem quer começar um Negócio
Começar um negócio pode ser uma jornada desafiante, nunca estamos preparados e as incertezas são sempre muitas.
Apesar de existirem imensos desafios a considerar, desde a criação do produto ou serviço até ao marketing e à gestão financeira. Há alguns conselhos importantes que queremos partilhar consigo porque acreditamos que serão muito úteis numa fase inicial do projecto e irão ajudá-lo a desbloquear e a dar o primeiro passo na direção do sucesso que pretende alcançar.
Dica 1
💼 Se está empregado e vai sair amigavelmente do seu emprego, tente explorar uma relação comercial com o seu antigo empregador. Esta relação pode cobrir algum do trabalho que hoje já faz de forma eficaz e que acaba por ser menos dispendioso ao empregador do que contratar um novo colaborador. O seu primeiro cliente poderá ser o seu actual patrão.
Dica 2
🖋 Faça uma lista de todas as pessoas que conhece e coloque cada uma delas em três categorias:
A) – Aqueles que acredita que lhe podem comprar ou recomendar o seu produto/serviço;
B) – Aqueles que dúvida que possam comprar ou recomendar o seu produto/serviço;
C) – Aqueles que tem a certeza que não vão comprar ou recomendar o seu produto/serviço.
Aos da categoria A, pode ligar um a um, se não atenderem deixe um email a mostrar o que faz agora. Aos da categoria B, envia um email a apresentar aquilo que faz, se alguém responder é um potencial interessado e deverá marcar uma chamada ou reunião. Aos da categoria C, coloque na sua mailing list e sempre que tiver uma novidade para dar ao mundo, estes contactos também ficarão actualizados.
Dica 3
👩🏼 💻 Relacionar-se com quem faz o mesmo que voçê. O caminho torna-se mais fácil quando é feito em conjunto. Mas assegure-se que são boas referências. Nunca ouça conselhos de quem nunca fez nada.
Dica 4
👨 👧 👦 Prepare a sua família. Deixe-os perceber o que aí vem. É normal que durante algum tempo ande mais ocupado e com menos tempo para as actividades familiares: fins-de-semana, viagens, férias, almoços ou jantares. Durante algum tempo, não os ouças em demasiado, eles não viveram nem viverão o mesmo, por isso, nem sempre é fácil para eles darem conselhos assertivos.
Dica 5
🔗 Inscreva-se em associações e participe nas suas actividades. Quem sabe se encontrará lá o seu próximo cliente.
Dica 6
📊 Coloque a sua vida financeira em ordem.
Faça o seu diagnóstico financeiro pessoal. Escreva num caderno ou excel as suas despesas e ganhos. Faça o mesmo para listar os seus activos e passivos. Desta forma, irá perceber como poderá financiar o seu negócio numa fase inicial.
Deve ter a sua reserva de emergência criada e que possa sustentar durante 12 meses, para ter uma almofada numa altura em que o seu negócio ainda estará a começar. Isto, vai dar muita tranquilidade para enfrentar os primeiros meses onde ainda é difícil encontrar clientes. Separe as suas contas pessoais das contas do seu negócio, para que veja com mais clareza a situação actual do seu negócio.
Começar um negócio é uma caminhada cheia de desafios, mas com planeamento, organização e perseverança, irá conseguir realizar o seu sonho de empreender.
Lembre-se de ser flexível e aprender com seus erros, não desista mesmo quando as coisas ficarem difíceis. Se precisar de ajuda, estaremos aqui para o ajudar.
E não se esqueça ” A vida encolhe ou expande-se na proporsão de coragem de cada um” Anais Nin