Você já pensou o que precisa de fazer para crescer o seu negócio? Estas 7 dicas vão fazer crescer o seu negócio e ajudar a atingir os objetivos:
- Já pensou em criar um quadro na parede para fazer reflexões com a sua equipa? Isto vai ajudar a que as ideias fluam na sua empresa e ajudam muito na coesão da equipa.
- Melhore a relação com o seu “chefe”, o cliente. Todas as empresas têm problemas… e não há nada de mal com isso, há mal apenas se os problemas não ficarem corretamente resolvidos. Ideias como a utilização de tecnologias de CRM (Ex. Salesforce), a formação dos colaboradores para a resolução de problemas e avaliar a satisfação dos clientes através do “Net Promoter Score – NPS”, podem ajudá-lo a melhorar a resolução com o seu cliente.
- Crie líderes dentro das suas equipas. Pessoas altamente capacitadas, que respeitam os princípios da empresa e que merecem a sua confiança. Ter os líderes corretos vai ajudar a escalar o negócio porque eles vão abrir novos caminhos para o seu negócio.
- Use a tecnologia a favor do seu negócio. Por exemplo, utilize as redes sociais para fazer prospecção de clientes, o CRM para gerir a relação com o cliente ou ferramentas como Trustpilot para avaliar o seu serviço e promover recomendações ao seu negócio.
- Abra mais “torneiras” para o seu negócio:
- Vender a mesma coisa em canais diferentes. Procurar novos canais de aquisição. Ex. se é uma loja física, venda nas redes sociais ou crie um site de e-commerce.
- Vender coisas diferentes para os mesmos clientes. Ex. Apresente produtos relacionados aqueles que já são os seus clientes. Se tem um restaurante e o cliente compra um hamburguer, promova a venda das batatas-fritas e da bebida por pouco mais dinheiro.
- Vender coisas iguais para os mesmos clientes várias vezes. Ex. Se tem uma lavandaria e tem clientes com maior frequência, apresente-lhes um modelo de avença ou subscrição.
- Crie condições para conseguir delegar a parte operacional e passar mais tempo a gerir. A maior parte dos empreendedores numa fase inicial do projeto têm que se preocupar muito em “produzir”, descurando reflexão, planeamento e gestão. Logo que seja possível, delegue a parte operacional na sua equipa e comece a gerir para acelerar o seu negócio.
- Continue a inovar para não morrer. Como exemplo, a Google colocou à porta da sede da empresa um esqueleto de dinossauro para lembrar os colaboradores que mesmo sendo muito grandes, se não continuarem a inovar, irão acabar por morrer e virar “esqueleto”.
Vivemos épocas desafiantes onde as empresas e famílias que vencerão na conjuntura atual, serão aqueles que forem capazes de refletir, definir estratégias, adaptar-se e passar à ação com a agilidade que a situação exige.
Mesmo em momentos difíceis mantenha a calma. Fale com os melhores profissionais de consultoria empresarial, marketing para empresas e formação de empreendedores. As coisas ficam piores, antes de melhorar. Saiba que isto é um processo e que pode ser corrigido. Qual destas medidas considera melhor aplicar-se ao seu negócio?