Portugal precisa que os empresários nos ajudem a navegar nesta crise. Sim, porque eles também são uns dos muitos heróis desta batalha. Muitos estão a lutar, semana após semana, pela sobrevivência não só do seu negócio, mas dos sonhos e dos projetos de vida da sua família e dos seus colaboradores. Precisamos dos empresários e dos seus produtos ou serviços, e eles precisam, mais do que nunca que a comunidade esteja consigo. Afinal, só poderemos ultrapassar esta pandemia se cuidarmos uns dos outros.
Os clientes valorizam empresas que devolvam à sociedade aquilo que esta lhe dá. É nestas alturas que acções de responsabilidade social corporativa são mais necessárias, e urge que as empresas criem energia na organização para que o seu staff se junte à volta deste tipo de programas:
1. Investimento em dinheiro e/ou Patrocínios
Este é a forma mais óbvia, e por vezes, com mais impacto para as instituições. Pode ser sob a forma de Donativos Anuais ou o patrocínio de eventos de cariz social pontuais.
2. Serviços Pro Bono
Oferecer serviços da empresa ou treino gratuitamente. Este tipo de ajuda é o ideal para pessoas que preferem engagement one-to-one. Este tipo de voluntarismo pode criar um impacto com significado e aprofundar relações duradouras.
3. Coletas de funcionários
Permite retribuir à sociedade sem perder horas no trabalho. Exemplo de acções dirigida aos funcionários: coleta de doações de comida para animais, fraldas para famílias carentes, meias para sem-abrigo e livros para prisioneiros.
4. Letter Campaigns
Permite retribuir à sociedade sem perder horas no trabalho. Possibilita que os colaboradores tenham a oportunidade de contribuir o seu tempo e a sua energia quando for mais conveniente para eles e sem ter que abandonar o escritório. Por exemplo, fazer um evento onde se possibilite material para escrever as cartas e snacks. Deixar o material e as instruções num local onde os colaboradores possam aceder e contribuir com uma carta sempre que o tempo lhe permita.
5. Dia do Voluntariado
Criar um dia dedicado ao voluntariado pode ser um desafio para uma equipa grande mas o impacto pode ser tremendo. Estes dias promovem a interação e a camaradagem entre os colaboradores de equipas que normalmente não se cruzam, principalmente, se promovermos a criação de equipas interdepartamentais. Poderá ser interessante encontrar um funcionário “Champion” que pesquise e identifique as oportunidades de voluntariado que podem ser dimensionadas ao tamanho da equipa.
6. Corporate Team Events
É habitual que grupos de colaboradores se inscrevam em eventos locais e desportivos, como trails, Btt, Maratonas, torneios de futebol, etc. Juntar todos numa “Corporate Team” com inscrições pagas pela empresa é uma excelente forma de promover estilos de vida saudáveis enquanto se contribui para entidades sociais ligadas ao evento. A criação destas equipas também promoverão colaboradores mais motivados e com maior engagement.
7. Company Match
Para reforçar o compromisso da empresa em retribuir, uma boa ideia será considerar a correspondência entre as doações dos funcionários para organizações sem fins lucrativos qualificadas e as doações da própria empresa. Este programa precisa de estrutura, responsabilidade e participação da equipa para ter sucesso. Será interessante identificar embaixadores na empresa para levar o programa adiante.
Mas o que é que a empresa pode ganhar com isso?
- Sentimento de fazer o bem;
- Usufruir da satisfação de servir os outros;
- Fortalecer a marca e a sua visibilidade;
- Promover o Talent Atraction e a retenção de colaboradores, mantendo-os os alinhados com os valores da empresa;
- Promover camaradagem e relacionamento entre colaboradores.
Esta crise deixou-nos feridos, ensinando-nos que podemos ser grandes num dia, e em 24 horas, perder tudo o que dávamos como certo. Esta pandemia mostrou-nos que estávamos à mercê da economia Global, mas lembrou-nos também que numa situação de aperto quem nos vem socorrer primeiro é o vizinho. Reflita sobre isto e comece a implementar alguma destas acções na sua empresa.