Vivemos numa altura em que a volatilidade dos mercados, a falta de confiança e quebra de poder de compras das pessoas puseram muitos negócios em dificuldade. Neste cenário, como poderão as empresas atrair mais clientes e com isso aumentar a sua carteira.
1. Oferecer descontos e promoções a novos clientes
Os clientes de hoje procuram valor nos negócios que fazem. Acções como as referidas em baixo podem atrair novos clientes que estão a considerar fazer negócio consigo mas precisam de um incentivo para mudarem os seus hábitos de compra.
Exemplo de Acções: Descontos na primeira compra, oferecer 2 pelo preço de 1, free gifts, Desconto de 50%
2. Pedir referências - “Referal”
Os clientes actuais são a melhor fonte de novos clientes, Não devemos ser passivos e aguardar que eles tragam colegas, amigos e família para o nosso negócio. Pelo contrário, devemos criar um sistema para activamente solicitar referências aos clientes satisfeitos.
Exemplo de Acções: Ex. Enviar emails de follow up para assegurar que os clientes estão satisfeitos com as suas compras e de seguida enviar um email a pedir referência. Considerar oferecer incentivos às referências, caso o preço de venda o permita.
3. Manter ligação com clientes antigos
Devemos ir à nossa lista de clientes e contactar com aqueles que não fazem negócio connosco há algum tempo.
Exemplo de Acções: Criar um calendário regular para fazer isto (ex. Cada trimestre) e selecionar clientes que não temos notícias há algum tempo (ex. 6 meses). Devemos alcançá-los via email, direct mail, mensagem ou telefone, com uma mensagem “We miss you”, oferecendo algum tipo de negócio ou promoção para eles voltarem.
4. Networking
Não há melhor forma de aumentarmos o alcance da marca do que conhecer novas pessoas, dizer-lhes quem nós somos e o que fazemos. Abordagem deve ser “Como posso ajudá-lo?” em vez de “O que é que tens para mim?”.
Exemplo de Acções: Juntar-se a uma associação de negócios, desporto, pais ou a uma organização que promova o networking, são bons exemplos do que se pode fazer.
5. Manter o WebSite actualizado
A pesquisa online é uma das formas principais para que clientes B2C ou B2B encontrem um novo negócio. As marcas precisam de fazer o seu trabalho para que os clientes os consigam encontrar. O design de um site pode fazer a diferença, mas demasiadas imagens podem comprometer a velocidade de carregamento, trata-se de um “tradeoff” necessário. Caso não tenhamos “expertise in-house”, devemos contratar uma empresa de design ou um expert em SEO para ajudar-nos.
Exemplo de Acções: Rever a política de “Search Engine Marketing (SEM)” e as tácticas de “Search Engine Optimization (SEO), bem como, fazer com que o site possa ser mais mobile-friendly.
6. Parcerias com negócios complementares
Juntar sinergias com negócios com uma público-alvo similar, mas que não sejam concorrentes, e nessa altura, pensar estratégias que permitam que uma possa interagir com os clientes da outra atraindo novos clientes sem gastar fortunas.
Exemplo de Acções: Por exemplo, se um negócio de produtos de bebé, fizer uma parceria com um negócio que vende roupas de maternidade poderá dar bons resultados.
7. Promover a Expertise
Ao mostrar o nosso expertise na indústria, podemos gerar interesse e criar buzz, que ajudarão a atrair mais clientes e garantir mais negócio na nossa base “actual” de clientes.
Exemplo de Acções: Voluntariar para falar em eventos da indústria, dar um webinar ou workshop, falar em grupos em que estejam alguns dos nossos potenciais clientes, ou dar algumas aulas, são algumas das formas que temos para causar boa impressão com novos clientes e potenciais. Esta técnica funciona muito bem em negócios B2B.
8. Tirar vantagem dos ratings online e das reviews em sites
Tanto em mercados B2B como em mercados B2C, os clientes frequentemente analisam as reviews e os ratings antes de fazer negócio com uma empresa que não lhes é familiar. A “prova social” é muito poderosa, e os novos clientes são mais propensos a dar uma oportunidade a uma empresa se virem outros a recomendá-la.
Exemplo de Acções: Assegurar a monitorização destas plataformas e responder a todas as reclamações. Linkar as reviews ao nosso website. Estimular na nossa loja, escritório, restaurante, a que os clientes deixem a sua opinião.
9. Participar em eventos da comunidade
As pesquisas dizem que a maioria das pessoas gostam de apoiar negócios independentes e locais. Aumentar a “influência” na comunidade participando em eventos de caridade e organizações, ajudará a aumentar a base de clientes.
Exemplo de Acções: Apoiar uma corrida desportiva, organizar um convívio para crianças, ou fornecer equipamento para uma equipa da cidade.
10. Trazer um amigo
É uma ideia similar às “referal” para requer a participação dos clientes. Oferecer uma proposta “Traz um amigo” permite que os clientes mais fiéis tragam amigos e colegas até ao nosso negócio.
Exemplo de Acções: Traga um amigo e tenha as “entradas” grátis na sua refeição.
Não precisa implementar todas estas estratégias em simultâneo. Comece devagar e teste aquilo que melhor funciona para o seu negócio. Depois basta não parar!