A região do “Douro, Tâmega e Sousa” é uma das regiões chave da nossa actuação na consultoria empresarial e na definição de estratégias de Marketing para Empresas. Quer investir aqui? Saiba mais pormenores de uma região que viu nascer grandes grupos empresariais como a Sonae, Mota-Engil, M. Coutinho, JAP, entre outros projetos muito bem sucedidos. Estes exemplos são uma amostra do dinamismo empresarial, do saber-fazer de excelência, da cultura empreendedora, das boas acessibilidades às principais infraestruturas aeroportuárias e portuárias e da eficiente rede rodoviária e ferroviária da região do “Douro, Tâmega e Sousa”.
Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, são os municípios que compõem o território do “Douro, Tâmega e Sousa”.
Com mais de 39 000 empresas e 8 mil milhões de euros de volume de negócios, dos quais 1,7 mil milhões de Exportações para mais de 200 mercados, tem sete sectores empresarias de excelência: Calçado, Têxtil e Vestuário, Mobiliário, Metalomecânica, Construção e Materiais, Vinho Verde e Agroalimentar.
Com mais de 1 200 empresas e responsável por 1 000 milhões de euros em volume de negócios, o setor do calçado faz parte da genética industrial do “Douro, Tâmega e Sousa”. Tem epicentro no concelho de Felgueiras, onde o setor alia a sua arte e saber-fazer de excelência a uma aposta contínua na modernização. Passo a passo, tem-se reinventado tendências: pela qualidade dos materiais e dos componentes, pela inovação e eficiência dos processos tecnológicos, pelo design e criatividade, pela flexibilidade e capacidade de resposta. Uma indústria movida pela autenticidade e diferenciação. Um calçado de excelência que está presente nos mercados mundiais, fazendo da região do “Douro, Tâmega e Sousa” uma referência global.
No “Douro, Tâmega e Sousa”, a moda conta a sua história. Com mais de 1 000 empresas e 550 milhões de euros de volume de negócios, ao longo de gerações, tem revolucionado os padrões da indústria do têxtil e do vestuário. Conjuga-se o saber-fazer do passado com as tendências do presente, a produção manual com a inovação, o cuidado no detalhe com a capacidade de resposta rápida e eficiente. Qualidade, conforto, design e diversidade são as linhas que cosem o sucesso do setor. Uma montra de criatividade que se tem adaptado às exigências dos mercados mundiais.
O mobiliário é indissociável do ADN do “Douro, Tâmega e Sousa” e, mais concretamente, do concelho de Paços de Ferreira. O setor é conhecido por aliar a nobreza dos materiais às inovadoras técnicas de produção, o saber-fazer ancestral à criatividade dos seus profissionais. Mais do que móveis, fabricam-se peças com design, funcionalidade e personalidade. Do clássico ao contemporâneo, do rigor do detalhe à simplicidade das formas, dos edifícios residenciais aos empreendimentos turísticos, dos espaços de trabalho aos de lazer. O sector conquistou os mercados mais exigentes pela sua versatilidade, qualidade e excelência. Também, por isso, a região é conhecida como a Capital do Móvel.
Na região, a indústria da metalomecânica compreende um vasto conjunto de segmentos composto por mais de 500 empresas (com volume de negócios de 280 Milhões de Euros e trabalhando para mais de 200 mercados). Da transformação à produção de moldes e peças, componentes e ferramentas, máquinas e equipamentos, edifícios e estruturas metálicas… um setor amplo e heterogéneo, reconhecido pela excelência dos seus produtos. Uma sólida reputação onde se fundem métodos de produção eficientes e inovadores, recursos humanos altamente qualificados e um saber-fazer de gerações. Qualidade, inovação e versatilidade são a resposta da indústria aos desafios dos seus clientes, cada vez mais exigentes e rigorosos.
Da qualidade das matérias-primas à solidez na construção de edifícios e infraestruturas, do saber-fazer de gerações ao rigor e conhecimento técnico dos nossos profissionais, estes são os pilares do sucesso do setor da construção. No “Douro, Tâmega e Sousa”, extrai-se e trabalha-se a pedra à medida de cada obra. Transformam-se projetos em construções que se destacam pela sua qualidade, segurança e durabilidade. Na conceção e na execução, no setor público ou no privado, em obras de pequena dimensão ou em projetos de grande envergadura e complexidade, a região oferece a melhor solução para cada cliente. O sector tinha em 2019, mais de 3 700 empresas e mais de 1 000 Milhões de Euros de volume de negócios.
Inserido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, o “Douro, Tâmega e Sousa” é um território de tradição vitivinícola, onde se situam 5 das 9 sub-regiões produtoras deste vinho. Aqui se cultiva um néctar único no mundo, privilegiado pela fertilidade dos solos, abundantes recursos hídricos, clima ameno e castas autóctones. Brancos, tintos, rosés e espumantes… Vinhos reconhecidos e certificados que fazem
deste território o maior produtor e exportador de Vinho Verde em Portugal (7 400 produtores, 83 Milhões de Euros em Volume de Negócios, 35 Milhões de litros produzidos).
Aqui nascem os melhores produtos. A fertilidade dos solos, os abundantes recursos hídricos e o clima ameno garantem a sua qualidade e variedade. Une-se a tradição às novas técnicas de produção e cultivo, mais inovadoras e eficientes. Sabores frescos e genuínos, texturas singulares, paladares intensos. Deliciosas iguarias que se harmonizam com a frescura e leveza do nosso Vinho Verde. Da produção à distribuição, cultiva-se o caminho da sustentabilidade e da qualidade, respondendo às exigências dos mercados e revolucionando os seus hábitos alimentares. Produtos Agroalimentares do “Douro, Tâmega e Sousa” com regime de certificação de qualidade: Vinho Verde, Carne Arouquesa, Carne Barrosã, Carne Maronesa, Capão de Freamunde, Cabrito das Terras do Alto Minho e Hortícolas.
A apenas 30 minutos do aeroporto do Porto e do Porto de Leixões, investir no “Douro, Tâmega e Sousa” é aumentar as probabilidades de sucesso do seu negócio com a melhor consultoria empresarial, marketing para empresas e formação de empreendedores.
#negocios #consultoriaempresarial #marketingparaempresas #formaçãodeempreendedores