É inegável que o sector do turismo é um dos motores económicos do país e da região. Segundo a Governo Português (Secretaria-Geral da Economia) e o relatório do World Travel & Tourism Council (WTCC), o turismo já foi a origem em Portugal de 19,1% da riqueza produzida, o que leva a que Portugal esteja no Top-5 de países onde é mais forte a contribuição do turismo para o PIB. Conheça de seguida três ideias “Fora da Caixa” para a restauração.
Dentro do sector do Turismo, a restauração é uma das áreas mais importantes, sendo também umas das que alberga mais famílias que dependem daquele para subsistir. Independente do contexto que vivam, bom ou mau, repensar o modelo de negócio é sempre importante, afinal, é sempre mais fácil enfrentar a “tempestade” se nos tivermos preparado com o “guarda-chuva”. Numa altura de confinamentos, a restauração foi uma das áreas mais afectadas, mas ao mesmo tempo, a que respondeu com criatividade e resiliência: passaram a fazer do take-away e das entregas como o principal e único canal de distribuição, moldaram os colaboradores que faziam atendimento às mesas para passarem a fazer entregas, utilizaram os espaços exteriores como nunca o tinham feito, integraram novas tecnologias (Ex. MBWAY) para facilitar pagamentos e respeitar as medidas sanitárias de combate à COVID-19.
Algumas dessas realidades vieram para ficar, outras mais podem ainda ser introduzidas. A Trend Hunter lançou no seu relatório anual “Trend Report 2023” algumas das tendências que estão a mudar a forma de fazer negócios por esse mundo fora. No que diz respeito à restauração ficam três ideias que podem fazer furor nos próximos tempos:
- Aproveitamento de áreas disponíveis no interior do restaurante para criação de ambientes distintos e venda de outros produtos ligados ao conceito do restaurante (ex. loja de roupa).
- Criação de experiências em casa dos clientes. Levando todo o conceito e ambiente do restaurante para a sala de jantar do cliente.
- Introdução de modelos de subscrição que promovam a fidelização e a regularidade de compra de cada cliente.
O que acha destas ideias? Qual acha que será o futuro da restauração?
#restauração #turismo #portugal #consultoriaempresarial #tendendias #trends